Sintenia e homeologia

    O termo "sintenia" refere-se à propriedade de dois ou mais genes estarem localizados no mesmo cromossomo. O termo "homeologia" diz respeito ao estudo dos elementos ordenados linearmente, tais como o estudo da ordem de genes em cromossomos ou dos segmentos em animais de corpo segmentado.
    A comparação de genomas pode ser feita em dois níveis: Comparação de elementos dos genomas, sem que se observe a ordem dos mesmos (Análise de séries ortólogas), ou estudos de sintenia e homeologia (onde é comum a confusão dos significados desses termos). Por exemplo, em genomas de microorganismos, temos as relações:

(modificado de Huynen e Bork, 1998)

    Nos eucariotos, a ordem dos genes pode ser mais estável, principlamente em certos conjuntos gênicos. Um exemplo notável é a manutenção de ordem de genes de agregados Hox, como no complexo Antennapedia:


(Modificado de Zhang e Nei, 1996)

    Nesse caso, a ordem dos genes obedece a ordem de expressão antero-posterior, por motivos desconhecidos. Um outro exemplo interessante é a comparação de trechos do genoma, cuja ordem é mantida no genoma humano e no peixe Fugu rubripes, que tem um genoma cerca de 8 vezes menor. Um dos trechos, corresponde a 1,5 Mbases no genoma humano e a menos de 100 kbases no peixe (Milles et al., 1998).
 

Volta